Blogueiros, booktubers, jornalistas e outros formadores de opinião já têm o privilégio de receberem das editoras vários livros que ainda estão em pré-venda e que chegarão às livrarias apenas algumas semanas depois. Agora, por meio de uma iniciativa do Grupo Editorial Record, vários deles receberão também exemplares exclusivos para leitura antecipada, antes mesmo da edição final. Esta é a premissa do Very Important Book (VIB), que divulga, em primeira mão, lançamentos selecionados pelos editores da casa.
Os livros que entram na categoria VIB são de autores estreantes, de perfis variados e vistos pelos editores como de grande potencial de mercado. A ideia é que eles cheguem aos influenciadores literários bem antes de irem para as livrarias. É que o explica a gerente de Marketing do grupo, Rafaella Machado: “Geralmente, o marketing começa a veicular campanhas on-line um mês antes de os livros chegarem às livrarias, e a campanha off-line só começa no lançamento. Nos VIBS, começaremos a falar dos livros de 3 a 4 meses antes. Quando o livro chega às livrarias, ele já está sendo comentado nas redes sociais, já existem resenhas no skoob. E isso faz uma tremenda diferença”, afirma.
Enquanto o livro está sendo encaminhado para as diversas etapas editoriais, como copydesk e revisão, os integrantes do VIB, cerca de 300 a cada edição, recebem uma prova especial, já no prelo e com a arte final. O kit dos leitores inclui ainda brindes, que remetem ao universo de cada história. O primeiro encontro do VIB foi realizado em dezembro num hotel no Rio de Janeiro. Lá, foram apresentados os dois livros que marcam a estreia da ação: “Um de nós está mentindo” ,thriller indicado para o prêmio Goodreads de melhor ficção jovem adulto de 2017, e “Felicidade para humanos”, trama que mistura romance e tecnologia e que foi lançada há poucos dias nos Estados Unidos e na Inglaterra. Os livros chegam às livrarias brasileiras apenas em março.
A ideia do VIB partiu da Vice-presidente e Diretora Comercial do Grupo, Roberta Machado, após concluir um curso da universidade de Yale sobre estratégias de lançamentos editoriais. O programa das aulas era voltado justamente para os cases de sucesso do marketing de boca a boca. Roberta conta como este tipo de iniciativa se encaixa no processo de transição do marketing editorial business-to-business para uma conversa direta com o leitor:
“Quando temos um livro muito bom, mas de autor desconhecido, e portanto, ainda sem audiência certa, o melhor marketing que podemos fazer é construir o boca a boca para ele. Neste sentido, O VIB é uma das ferramentas para espalhar a recomendação de excelentes histórias, pinçadas com curadoria pessoal dos editores”, completa.
Yvens Castro
Parabéns pela iniciativa Grupo Editorial Record! Eu fico muito feliz em ser integrante do V.I.B com a Saga Literária, fico honrado!
Bruna Coêlho
Estou muito, muito feliz por fazer parte do projeto e, de mãos dadas com vocês, espalhar por aí a magia dos livros! ❤️
_
As resenhas do VIB serão publicadas no http://www.instagram.com/livroseliteratura
Karine Fernandes
Amei amei a iniciativa. Estão de parabéns.
Marcia Melo Arundhati
Excelente iniciativa!
Amanda Chieregatti
Mais ou menos como funciona o NetGalley, né?!
mysoluis
é por essas e outras que eu amo a editora galera <3 iniciativa incrível
Alessandra
Parabéns Grupo Editorial Record! Estou muito feliz por fazer do V.I.B. 🙂
Aline Nascimento
Ontem tive o prazer de receber a VIB, estou muito animada com essas leituras e com a iniciativa do grupo, com certeza é uma forma de instigar nos leitores
Raposa Literária
Quero fazer parte, como faz?